cover
Tocando Agora:

Falta de ônibus, problema no ar-condicionado, superlotação: repórter viaja na linha 112 e mostra sufoco de passageiros

Repórter embarca em ônibus da linha 112 e mostra dificuldades dos passageiros Passageiros que utilizam linhas de ônibus que circulam no Rio reclamam de atras...

Falta de ônibus, problema no ar-condicionado, superlotação: repórter viaja na linha 112 e mostra sufoco de passageiros
Falta de ônibus, problema no ar-condicionado, superlotação: repórter viaja na linha 112 e mostra sufoco de passageiros (Foto: Reprodução)

Repórter embarca em ônibus da linha 112 e mostra dificuldades dos passageiros Passageiros que utilizam linhas de ônibus que circulam no Rio reclamam de atrasos, falta de veículos, problemas no ar-condicionado e outros transtornos. Na manhã desta quinta-feira (11), o repórter Lucas Madureira embarcou na linha 112 e registrou as dificuldades de quem tenta chegar ao trabalho. Logo no início do dia, longas filas já se formavam no Terminal Gentileza, na Zona Portuária, onde usuários aguardavam ônibus rumo à Zona Sul. “Todo dia é essa luta. A gente espera, demoram os ônibus, tem alguns quebrados e, às vezes, nem tem ônibus”, disse uma passageira, que afirmou que espera mais de meia hora para embarcar. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Passageiros da linha 112 enfrentam longas filas no Terminal Gentileza Reprodução/ TV Globo Acompanhando o trajeto, é possível observar o desconforto dos passageiros dentro do ônibus, sofrendo com as altas temperaturas e a lotação. Em alguns casos, o ar-condicionado não funciona e as janelas não abrem. O resultado é uma aglomeração de pessoas que sofrem com o suor e o desconforto. Os passageiros destacam que enfrentam os mesmos problemas em todos os horários. “Todo dia é a mesma coisa. De manhã e de noite, na hora de ir embora. Com esse calor a gente até passa mal”, disse uma passageira, que viajava em pé. Na Rua Jardim Botânico, alguns passageiros começam a descer. Mas os ônibus andam tão cheios que os passageiros próximos às portas precisam sair do veículo para que alguns passageiros desembarquem. “A gente chega às 5h no Gentileza e só sai esta hora. Chegamos todos os dias atrasados no trabalho. É todo dia isso. É uma guerra para conseguir pegar esse ônibus”, disse uma mulher que depende da linha 112 para ir trabalhar. Lotação em ônibus da linha 112 Reprodução/ TV Globo O Consórcio Intersul disse que está avaliando a situação para ver se há a necessidade de aumentar o número de veículos. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) disse que abrirá um processo administrativo para verificação de descumprimento de obrigações contratuais pelo Consórcio Intersul, em razão da recorrente má prestação de serviço pela empresa Real Auto Ônibus. A apuração pode resultar na aplicação de multa contratual. A SMTR afirmou que monitora a operação dos ônibus por meio de GPS e aplica cortes no subsídios pagos aos consórcios sempre que as linhas operam abaixo do plano operacional definido pela prefeitura. Este ano, a pasta aplicou mais de 8 mil multas por irregularidades. Jorge, que trabalha na área de segurança do Jardim Botânico, sai de Queimados, na Baixada Fluminense, às 5h e chega ao trabalho por volta de 7h30. Ele afirma que a necessidade de melhorias na linha é visível. “Isso é uma questão de emergência, de urgência. É só pegar o ônibus e ver”, afirmou Jorge na chegada ao trabalho. Passageiros enfrentam ônibus lotados na linha 112 Reprodução/ TV Globo